DEZ ARGUMENTOS BÍBLICOS CONTRA O QUE CHAMAM “DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO”

Poderíamos se quiséssemos, passar horas e até dias listando aqui textos bíblicos, dentro de seus próprios contextos provando que, aprouve a Deus em sua infinita graça e sabedoria querer salvar a todos os pecadores. Há que se notar ainda que podemos considerar uma quantidade indescritível de base bíblica para mostrar que Deus enviou seu filho Jesus Cristo para ser Salvador de todos os pecadores, enquanto que os textos bíblicos, que deixam dúvidas, sobre a predestinação não passam de uma meia dúzia em toda extensão da bíblia sagrada. Só isso já bastaria para convencer aos que de fato querem aprender da bíblia que Deus quer e deseja salvar a todos.

Dentre as múltiplas citações escriturísticas, que contradizem o ensino de Deus haver predestinado pessoas para a perdição, as 10 seguintes devem ser destacadas, por sua objetividade e clareza ímpar.

1ª) 1 Tim. 2:4 – “O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” O relato de Paulo aqui não admite divagações. Sua declaração nos leva a afirmar: ninguém foi designado para a perdição.

2º) II Ped. 3:9 – “. . . não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” É impossível, harmonizar – Deus não deseja que alguém se perca, com a idéia de Ele escolher pessoas para serem destruídas.

3ª) Apoc. 22:17 – “. . . quem quiser receba de graça a água da vida.” Todos têm a oportunidade, graças a Deus. Aqui entra em cena a vontade pessoal. Querer é um verbo que indica vontade, portanto a pessoa escolhe; não aparece a imposição. Maravilhoso é o livre arbítrio concedido por Deus.

4ª) João 3:16 – “. . . todo aquele que nele crê. . .” Deus decretou que todos os que aceitarem a Cristo se salvem. Não decretou que todos devem aceitar a Salvação que Ele oferece. Deus não força a vontade de ninguém.

5ª) Ezeq. 18:32 – “Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus, Portanto convertei-vos e vivei.” Deus tem prazer na salvação, nunca na perdição.

6ª) Mat. 7:21 – “Nem todo o que me diz : Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.” Muitos não serão salvos, porque não aceitam as condições da salvação.

7ª) Jer. 21:8 – “. . . Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.” Para que dois caminhos se a sorte de cada um já está traçada antes?

8ª) Atos 17:30 – “. . . agora, porém notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam.” O convite a todos para que se arrependam seria um escárnio ao nome de Deus se os homens não pudessem arrepender. 9ª) Paulo declara em Tito 2:11 que “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.”

10ª) I Tes. 5:9 – “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo.” Esta declaração é muito significativa e seria suficiente para desmoronar o frágil edifício dos calvinistas. Após a leitura destas passagens a nossa conclusão só pode ser esta: Deus não predestinou que pessoa alguma se perca.

 

Colaboração Roney Miguel

 

23 respostas
  1. Gilson Saraiva
    Gilson Saraiva says:

    Todos os versículos citados são verdadeiros, pois a bíblia é toda verdade. O desejos de Deus é que todos sejam salvos, mas pela sua presciência Ele já sabia tudo o que faríamos de nossas vidas. É por isso que nos elegeu antes da fundação do mundo.

    Responder
  2. Marcus Antônio Júnior
    Marcus Antônio Júnior says:

    Predestinação = Ato destinado antes do seu ocorrido. Será que um Deus sendo Deus não poderia fazer assim e pronto? Tenho 10 amigos e resolvo dar pra cinco uma certa quantia há outros não, os cinco com dinheiro oferecem mas não aceita! sou ruin? Ou mal? Ou injusto? NÃO! porque eles não me pediram? ou não aceitaram a oferta que os demais?

    “Eu sou predestinado, desde a minha infância sem saber algo sempre me atraiu ao olhar para o céu, mesmo não sabendo de alguma existência Divina até ao 6 anos onde tive um contato com algo fora do normal, nesta idade fui levado numa igreja, no meio do louvor ví uma mão que descia do céu, não sei se foi ilusão de ótica, imaginação ou algo metafísico só sei que aquilo me apareceu e me tocau perdi parte dos meus movimentos do cheque que tive, desde então parecia que o céu conspirava ao meu favor no trajeto da minha vida Deus sempre esteve há minha frente ao pondo de 2008 Deus me guardar de um acidente fatal, uma descarga elétrica de 13.800 wolts, abriu dois buracos no chão mas sobrevivi ileso, já.fui refém de bandidos, fui detido por PMs confundido, caí de uma altura de dois andares sem quebrar um osso, quase dei de frente com um onibos há ladeira abaixo andando em alta velocidade só não morri esbagaçado como por um milagre”.

    A pergunta a se fazer é se a predestinação não é bíblica, porque Deus me elegeu naquele dia? Ao ponto de IMPEDIR A MORTE? Quando leio Romanos 8,9,11; Ap. 1 vejo um Deus que dentro das suas entranhas infinitas de seu desígnio moveu-se ao meu favor, respondam porque Ele age desta forma comigo até hoje e porque com outras não mas com outras não? Me concidero um lixo de ser humano mas mesmo assim me parece que Ele fitou os olgs em mim e me definiu pra algo, só não sei o que. Porque há tantas passagens bíblicas que “frisa” há predestinação? O que vejo é as pessoas descontextuando todas essas passagens, Se alguém me dizer que predestinação não é bíblica digo que é um herege. Já li tanto Rm. 8, 9,8, 11 como toda a esfera bíblica o que pude perceber é que existe um Ser Divino que tem tudo nas mãos, usa quem quer e como quer, que não se pode ser ensinado por alguém ou ser corrigido por alguém mesmo esse um ser humano. O que vejo é estudiosos mutilado há bíblia para lhe caber o que lhe convém. Das duas uma, ou tudo isso é uma mentira ou a verdade é ofuscada pela fraqueza das mentes que não enxerga aquilo que está escrito, na verdade vocês tiram de cena a Soberania de Deus.

    Não sei vocês mas a questão predestinação é algo verdadeiro em minha vida.

    Responder
    • Ednyr
      Ednyr says:

      O texto de romanos que vc citou esta se referindo a Israel. Tirar desse texto predestinação individual é não interpretar o contexto.
      Assim como em Efesios Cap 1 fala da predestinação da igreja e não de indivíduos.

      Responder
  3. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros says:

    A Bíblia é um conjunto, é um todo. Se a tomarmos como textos isolados, escolhidos, ilhados, sem vinculá-los, SINERGICAMENTE, desde Gênesis até Apocalipse, as chances de equívocos são ENORMES, ou, em verdade, INEVITÁVEIS. Como lavrado na própria Bíblia: DEUS É MUI GRANDE E NÓS NÃO O PODEMOS COMPREENDER. Mas, ainda que incompreensivelmente, ELE se aproxima de nós, como criaturas Suas, e nos quer próximos d’Ele.

    Responder
  4. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros says:

    Eu diria que existem várias definições possíveis para “calvinismo”, todas elas tristemente distanciadas do plano de Deus, todas elas distanciadas da Bíblia em sua essência e em sua totalidade, todas elas marcadas por tendência idolátrica, todas elas revelando a busca por DEUS pelo homem no próprio homem, todas elas revelando o apego do ser humano àquilo passível de ser tocado, manipulado, debatido, discutido, levantado como “teses”, como oportunidade de apresentação de “títulos acadêmicos” e numerosas outras variantes muitas das quais inconfessáveis.

    Responder
  5. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros says:

    QUE DIRIA O CALVINISTA?
    Na hipótese de que seu filho, antes aparentemente eleito, venha a ser ou passe a ser usuário de drogas, alcoólatra, ladrão, travesti, sexualmente promíscuo, homicida, pedófilo etc., você o consideraria como parceiro do demônio, ou réprobo, ou maldito que no dia do juízo será apartado para o fogo eterno?
    Ou diante de tal cenário você empreenderia ou se dedicaria a árduas orações no sentido de que esse seu filho venha a se converter à semelhança de João 3:16, ou seja despertado para a vocação que, ao seu entendimento de pai, lhe estaria reservada por efeito de infalível eleição anterior à fundação do mundo?
    E, na conjectura de suas orações falharem ou não encontrarem ressonância ou receptividade celestial, e seu filho descer à sepultura com aquele mesmo estilo de vida, você entenderia que por ser impossível qualquer deslize no secreto, eterno e amoroso conselho do Criador, por ser Deus sempre e perfeitamente justo, você lhe dedicaria irrestritos louvores em altos e santos brados por ter Ele destinado ou condenado à perdição eterna o seu ímpio descendente na carne como um verdadeiro filho de satã?

    Responder
  6. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros says:

    Você sabia que esse francês de nome João Calvino declara que a Bíblia é um livro enfadonho e aborrecedor, e que a única maneira das pessoas “se livrarem” desse enfado e aborrecimento é LER PRIMEIRO O SEU LIVRO apelidado de ‘Institutas da Religião Cristã’? Observem o que ele disse no prefácio (vol. I, pág. 44, formato PDF): “Por essa razão, aliviado será o leitor piedoso de grande aborrecimento e enfado, se à Escritura se achega premunido do conhecimento da presente obra como de um instrumento necessário”(sic). Trata-se de um incrível ‘show’ de presunção!

    Responder
  7. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros says:

    MAIS DE 90% dos que se rotulam de calvinistas NÃO TÊM NEM IDÉIA DO QUE JOÃO CALVINO ESCREVEU no livro intitulado “Institutas da Religião Cristã”, disponível em formato PDF para download na internet. Aliás, não têm NEM IDÉIA de quem seja realmente João Calvino. No mesmo sentido, A MAIORIA ESMAGADORA DAS PESSOAS JAMAIS LEU A BÍBLIA POR INTEIRO!! Sendo assim, POR ÓBVIO, não há como debater com consistência… Posso adiantar: Calvino não era o que dizem, Lutero não era o que dizem. Calvino era um mero pecador homem (como nós), Lutero era um mero pecado homem (como nós). Nem Calvino nem Lutero eram “santos”, ou “infalíveis”. Longe disso!! Muito longe disso!! Outra coisa: NEM CALVINO NEM LUTERO FORAM REFORMADORES! Não reformaram COISA ALGUMA! E por que não reformaram COISA ALGUMA? Simplesmente PORQUE NADA HAVIA PARA SER REFORMADO! A Igreja de Cristo nunca necessitou de “reforma”, isso é uma invenção de homens impregnados de vaidade e cheios de si mesmos. A Igreja de Cristo é a IGREJA DE CRISTO, cujos alicerces estão inapagavelmente fixados na Bíblia, expostos maravilhosamente pelos Discípulos e Apóstolos. O que aconteceu e continua acontecendo no mundo é que o homem (o ser humano) simplesmente “caiu na gandaia”, mergulhou no pecado, atascou-se na lama. Bastaria e basta, portanto, que o homem (nós, seres humanos) tomemos vergonha na cara, voltemos para o que na Bíblia está escrito, voltemos para os ensinamentos dos Discípulos e Apóstolos, voltemos para a Cruz de Cristo.

    Responder
  8. Gerson Moraes
    Gerson Moraes says:

    A predestinação nem requer um estudo teológico aprofundado. Qualquer leitor, mais leigo que seja sempre acreditará primeiro no livre arbítrio. Com certeza você já teve duvidas sobre predestinação. Mas preferiu acreditar naqueles que lhe ensinaram a predestinação. Que para mim é um assunto que não vai repercutir na minha salvação. Talvez no meu galardão.

    Responder
  9. marcio de oliveira mendes
    marcio de oliveira mendes says:

    é claro que ao homem é dada toda a liberdade de optar ou não pela salvação em cristo. nao é preciso ser gênio para perceber o quanto isto é óbvio.O quea maioria não entende, de jeito nenhum é que até mesmo o que decidirmos já foi descidido antes por Deus por ocasião da criaçao e da disposição inicial de cada partícula criada por ele no principio.

    É muito óbvio que Deus tenha dado plena liberdade so homem para escolher entre a salvação através de cristo e a condenaçao eterna. o que ninguém percebe é que mesmo a livre decisão de cada um está influenciada por um contexto que nos enreda desde a fundação do mundo, predestinado tudo, inclusive o que escolhemos. Como já afirmou Einstein: Podemos escolher o que quisermos, mas nunca querer o que quisermos.

    Responder
    • paulo bob
      paulo bob says:

      deus predestinou tudo antes, mesmo a nossa escolha? então a escolha não é nossa. Logo é o mesmo que ter criado uns para a perdição e outros não. Isso não pode ser. Pq então Jesus chamou o mancebo rico, para ele não aceitar? ou Judas para ele cair fora?

      Responder
      • Reus Reni Flores de Azevedo
        Reus Reni Flores de Azevedo says:

        Sim amigo, quando Jesus chamou a Judas para ser um dos doze, Jesus sabia quem era judas e também sabia que ele o trairia. A ponto que Jesus na sua oração em João no capítulo 17 disse ele que nem um Jesus perdeu, senão o filho da perdição para que se cumprisse a Escritura. Se a Escritura já dizia isso, então Judas já estava predestinado a isso. Me prove ao contrário. Abraço.

        Responder
    • Gerson Moraes
      Gerson Moraes says:

      A predestinação como se tem apresentado parece mostrar um Deus que de alguma forma gosta do caus que se instalou na humanidade. Uma vez que somente ele arbitra sem qualquer chance do homem fazer suas escolhas, temos que aceitar todo o mal que o pecado trouxe ao homem como uma escolha majoritária de Deus. Pensando assim, quem pode realmente me garantir que sou um predestinado. Será que a voz ESPÍRITO no meu espírito?. Mas posso estar enganado, uma vez que Adão o primeiro ser criado tinha ‘perfeita’ comunhão com Deus e parecia ter um futuro feliz pela frente. Mas infelismente teve que desobedecer a Deus com sua esposa porque eram produto de uma predestinação dolorosa. Seria bem interessante se Deus consolace o casal no momento daquela frustração dizendo: ‘vocês não tinham escolha, Eu é quem decidí’, ou a predestinação só acontece depois da queda?.
      É interessante notar que as maiores instituições cristãs no mundo, são aquelas que acreditam no livre arbítrio, elas investem mais na evangelização. Deve ser porque acreditam que mais pessoas podem ser salvas se conhecerem as boas novas do evangelho. Imaginem o mundo cristão acreditando só em predestinação? Os que acreditam deveriam fazer mais. Mas pra que verter sangue pela obra de Deus, se Jesus já verteu seu sangue pelos predestinados. Acreditar nessa forma de predestinação deixa mais dúvida e aflição nas pessoas do que acreditar no livre arbítrio. O livre arbítrio me faz acreditar que apesar de todos os meus erros posso alcançar o perdão e uma nova vida em Cristo. A predestinação sempre deixa dúvida em alguns milhares sobre a certeza da Salvação.
      Particularmente prefiro acreditar no livre arbítrio. Será que vou pro inferno por pensar assim? Se não acho melhor acreditar nisso. Se um dia me sentir convencido pela PALAVRA, então prometo que muda rei.

      Responder
  10. Heloniel
    Heloniel says:

    Muita fraca sua argumentação.
    1º A predestinação é aceita por grande parte dos grande teólogos e pregadores da Igreja: Agostinho, Lutero, João Calvino, Beza, Edwards, Wtifield, Zwinglio, entre outros a diferença é sua interpretação.
    2º Se Deus é onisciente e todo-poderoso, não há liberdade para o homem, mas mesmo assim o homem é responsável por suas más ações.
    3º o livre-arbítrio do homem é cativo, de maneira que o homem natural não tem a capacidade de escolher a Deus livremente.
    4º O homem não regenerado é escravo do pecado e de satanás, anda em trevas, é morto espiritualmente. (At 28.16, Ef 2; Jo 8.32)
    5º Nós o amamos porque Ele nós amou primeiro, a salvação começa em Deus. (1 Jo.
    6º Existem mais 3x a indicação de predestinação na Bíblia e ela sempre se refere a salvação. (Rm 8.28-30; Ef 1.1-4; 1 Pe 1.1-3)
    7º O fato de Deus fala que o homem pode escolher não indica que o homem possa escolher o correto, toda história mostra que o homem sempre escolhe o errado, leia o AT e o NT.
    8º Se o homem pode escolher a Deus livremente não devemos pedir para Deus salvar, se o homem tem essa capacidade.
    9º Nada ocorre no mundo tendo a vida em si mesmo, Deus sustenta todas as coisas logo Ele as guia.
    tem mais, mas acho que até aqui está bem.

    Responder
    • Reus Reni Flores de Azevedo
      Reus Reni Flores de Azevedo says:

      Muito bem Heloniel. Concordo com vc. a matéria acima publicada é muito fraca com seus argumentos. Claro que existe a predestinação. Deus em sua onisciência conhecendo todas as coisas, já sabe quem se salvará e quem não se salvará. O nosso amigo da matéria acima, esqueceu de mencionar o que Jesus disse quando introduziu a Santa Ceia. O sangue que ele derramaria era em favor de muitos. Mt. 26.28. Se é em favor de muitos, então, não é de todos.

      Responder
    • RONEI CARVALHO
      RONEI CARVALHO says:

      argumentos meramente humanos, sem nenhuma consistencia biblica. Grandes teólogos? Só por serem presbiterianos?
      É de lá que surgiram as maiores heresias

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 5 =