A tentação sobre Jesus

0
92
a tentacao sobre jesus

Jesus foi ao deserto para ficar sozinho, para meditar a respeito de Sua missão e de sua obra neste mundo.

Através de jejum e oração estaria fortalecido para enfrentar a cruz do calvário e ali entrega sua vida em favor de muitos. Vejamos a chave para enfrentar as tentações que à Ele, como vencer como Jesus venceu.

Satanás sabia que Jesus fora para o deserto e julgou ser esta a melhor ocasião de se aproximar de Jesus.

24 horas observando o S. Jesus, satanás tem agora uma grande oportunidade para tentar o S. Jesus.

Esta história se identifica conosco, quem nunca passou por tentação e de repente está envolvido no fato consumado (pecado)?

Quem nunca foi levado ao deserto para ser tentado? por alguma promessa e se esqueceu das promessas de Deus ou achou que poderia levar vantagem e foi levado pela tentação e logo se viu envolvido no pecado?  

Jesus não deixou de ser homem para passar por estas provas, Jesus não usou nada sobrenatural ou milagre nesta ocasião, ali estava o homem natural. Através desta história ele mostra que é possível vencer as tentações que nós enfrentamos todos os dias.

Satanás paga o que for necessário para que nós desobedecemos  a Deus, ele usa atalhos para oferecer às pessoas poder, dinheiro ou destaque na sociedade, ele conhece melhor que cada um a Palavra de Deus, é um inimigo declarado de Deus, por isso é contra nós, faz de tudo para nos desmoralizar, ele é muito esperto, inteligente e é o maior estrategista do mundo.

Em suas batalhas ele usa de métodos baixos e mortais contra nós e faz de tudo para afrontar a Deus. Ele sabe do amor de Deus para conosco.

Satanás tem suas estratégicas e conhece muito bem nossas vidas, vários detalhes que nós mesmos esquecemos, pontos fracos levamos na brincadeira e que não levamos isso em oração para o Senhor trabalhar e nos fortalecer,  e quando estamos despercebidos satanás ataca justamente aquele ponto.

Mas afinal de onde vem satanás? Vamos ver na Palavra de Deus: Jó 1:7 – Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.  

Nisso, vemos que satanás está nos estudando a todo o momento, preparando a melhor arma para nos atacar em momento que ele sabe melhor e com as armas certas para aquele momento, o Apóstolo Pedro em 1Pedro 5: 8 confirma o que está em Jó 1: 7

Vejamos: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8

Muitos de nós não têm consciência destas verdades e brincam com o inimigo de nossas almas.

Nós não temos armas e nem estratégicas para sozinhos enfrentarmos um inimigo desse nível! Precisamos do Senhor, precisamos estar revestidos de poder para enfrentar nosso inimigo todos os dias!

Qual a solução para nós?

Efésios 6: 11 A 13: Vistam toda a armadura de Deus…

Não pensemos que estamos lidando com um inimigo que pode brincar, ou que não vai investir em nós estudar, porque vai! Cada gesto, cada palavra que pronunciamos é estudada por ele e no futuro pagamos o preço.

Em nosso texto base vemos que este inimigo atacou o S. Jesus em forma humana, o S. Jesus estava ali fragilizado, afinal tinha passado pelos 40 dias mas, conhecia tudo e estava tudo sobre seu controle.

Fico pensando: Se atacou o S. Jesus com tanta força e inteligência, imagina nós, pobres pecadores que oram e lê a Palavra muito pouco.

1º Ponto: Jesus é tentado em natureza humana, neste texto vemos que o S. Jesus estava vindo de um momento de jejum e oração, foram 40 dias, um período que Ele passou com Deus o Pai, Ele estava com seu corpo fraco, com fome pois a fome é da natureza humana, e neste momento de fragilidade ele é atacado por satanás.

2ª Ponto: a tentação faz parte da vida do ser humano, se Jesus passou eu também vou passar, por isso eu preciso estar preparado para ser tentado por satanás, não tenho em mim poder nenhum a não ser vindo da parte de Deus a armadura que Ele manda que eu devo me preparar para enfrentar estes momentos.

 

3º Ponto: Depois de sermos estudados de perto o inimigo já sabe que armas usar e que hora usar as armas para nos derrubar. Nós nos cansamos, desanimamos e até mesmo dormimos esquecendo do inimigo, mas o nosso inimigo não dorme! 24 horas ele trabalha para nos derrubar.

 

Como é o processo da tentação? Como ela acontece? A pessoa é atraída (até ai tudo bem) esta pessoa está sendo tentada a alguma coisa, esta pessoa começa a maquinar em sua mente, começa a fazer um projeto em sua mente e acaba transformando o projeto em DESEJO! Ai ela PECOU! (o dinheiro está ali, eu vejo, tudo bem, mas ai eu penso: vai me ajudar a pagar a conta tal! É o projeto E pego (pequei)

 

Precisamos lembrar que o Senhor deve ser Senhor de minha vida! Eu vivo sem aquele dinheiro, objeto, ou seja, o que for, aquilo é passageiro, eu não posso nem devo aquele momento de tentação fazer projeto, imaginar como seria eu com aquela pessoa e tal, meu projeto de vida é outro, o meu trato com o Senhor de minha vida é outro, e Ele não quer isso pra minha vida, isso é passageiro e que a Palavra de Deus é suficiente: Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar.

1Cor. 10:13

Satanás é o maior estrategista do mundo, ele quando ataca, ataca com força total e com a arma que ele sabe que pode os derrubar.

 

Um ponto a observar: ele atacou o S. Jesus quando o S. Jesus humanamente sozinho, por isso devemos ter cuidado, quando estamos sozinhos não tem ninguém por perto, é mais fácil sermos atraídos, como estudamos pouco a Bíblia o inimigo vem, lança a pergunta e nós não sabemos a resposta, ninguém perto e ai fica fácil pra ele, e satanás citou a Palavra de Deus distorcendo para Jesus e Jesus de imediato o repreendeu, e Nós?

Ou se estamos sozinhos ele lança a tentação e eu frágil em um momento de distração acabo caindo, não tem ninguém vendo, eu peso que ninguém vai ficar sabendo, estou escondido, e ai acabo caindo, cuidado! Um homem espiritual no V.T. se lascou com oferta carnal Sansão.

Vamos ver:

1º Ataque: Jesus com fome, 40 dias em oração em Jejum, fraco fisicamente – Se tu és o filho de Deus transforma estas pedras em pães! Olha a solução aparente de satanás, sendo Deus ele poderia fazer este milagre e comer, só que em poucas horas teria fome novamente.  

Veja a resposta do S. Jesus: Vs. 4: Nem só de pão viverá o homem, o diabo com suas ofertas passageiras, Jesus nunca aceitaria, e nós também não podemos aceitar estas ofertas passageiras.

2º Ataque Vs. 5: Jesus ficou em cima do templo: O que significava isso? Mostra que satanás nos tenta dentro de casa, quantos problemas temos passados dentro de nossas próprias casas, quantos lares arruinados? Isso nos mostra também posição que satanás quer nos ver para depois nos derrubar, quanto maior a altura maior o tombo! Não podemos deixar ser levados por promessas do inimigo.  

Resp. 4: 7Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’

3º Ataque VS 8: Novamente atrai o S. Jesus ao alto monte e mostra à Ele Jesus, o mundo, o que ele quer dizer com isso? Soberba: é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. Significa que você é independente, auto sustentável, que não precisa de Deus. “Se você me adorar”, pode ser que muitos irmãos estão sendo derrubados nesse tipo de ataque adorando o dinheiro, as posições a sociedade e até mesmo dentro das igrejas locais. Vejamos a resposta do Senhor Jesus:  

Resp. Vs.10 Retira-te Satanás, porque está escrito: Ao senhor teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto.

Conforme comentamos, precisamos estar preparados, vigilantes, temos um inimigo estrategista e inteligente que fica ao nosso redor 24 horas armando pra nos derrubar, ele é um inimigo já derrotado, Cristo na cruz o derrotou, cabe a nós estarmos vigilantes e nos preparar todos os dias através da Palavra de Deus e da oração.

O apóstolo Paulo nos lembra em Efésios 6:12: Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

O Senhor jesus ganhou esta luta, ele resistiu ao diabo, nós também podemos resistir, ele usou as escrituras, resistiu ao diabo.

A vitória de Cristo foi completa. Do mesmo modo podemos resistir à tentação e forçar Satanás a retirar-se de nós. Jesus obteve a vitória por meio da submissão e fé em Deus. Tiago 4:7, 8 nos diz: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros”. Jesus disse: Tende bom ânimo eu venci o mundo.

Estejamos preparados dia após dia. Amém!

Paulo de Souza Silva.

DEIXAR UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here