Tribunal de Cristo X Grande Trono Branco

I – O tribunal de Cristo:

Após o arrebatamento da Igreja, cada crente haverá de  comparecer perante o tribunal de Cristo. II Co 5.10 diz: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal”. Paulo se utilizou do vocábulo “bem” que significa “lugar elevado”,”plataforma” isto nos dá uma idéia de como será este momento.

II – Como será o  tribunal de Cristo:

1 – Não é o Grande trono branco de Ap 20:11-15;

2 – Não será para julgar pecados, pois somente crentes cujos pecados já foram julgados na cruz, estarão diante desse tribunal. Os textos de I Cor cap 3 e II Cor cap 5 reforçam essa idéia, uma vez que Paulo quando escrevia essas palavras, as escrevia aos crentes de uma igreja em corinto. É certo que eles eram carnais, facciosos, vaidosos, mas diz Paulo “eram crentes”.

3 – Não será para condenar, “Porque NENHUMA condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Rm 8.1.

4 – Cada Crente terá as suas obras julgada. II Co 5.10,  ( I Co 3:12-15), sofrimentos ( Mt 5:11-12), trabalhos para Deus ( I Co 15:58), tratamentos para com os irmãos (Rm 14:10), a fidelidade (Ap 2:10). O nosso caminhar é acompanhado por Deus (Sl 139.1-3).

III – Galardão:

O galardão será uma recompensa, reconhecimento pelo trabalho executado enquanto na esfera terrestre. II Co 5.10.

Obs.: A salvação não é pelas obras, o cristão pratica boas obras, não para ser salvo e sim porque é salvo. A salvação é pela fé. Ef 2:8-9. Não depende de nós e sim da graça de Deus.

GRAÇA = Deus nos dando o que não merecemos.

MISERICORDIA = Deus nos livrando daquilo que merecemos.

 V – Como se dará o  julgamento do tribunal de Cristo:

I  Co 3:11-15, o apostolo Paulo utiliza uma figura de linguagem para mostrar como será esse julgamento. Aqui vemos  o Apóstolo no uso de figuras de linguagem mostrando domo será  o resultado do que a Igreja está fazendo aqui na terra.

Obs: três materiais, estão representados como sendo aprovados por Deus, e três como reprovados.

Que tipo de material estamos usando no nosso serviço para Deus?

Aprovados:

  • Ouro: ICo 3.12. Representa a “glória de Deus”.Êx 37.7; 40.34-38;Hb9.5. O Ouro realmente é tudo o que exclusivamente glorifica a Deus, que tudo seja feito para a sua glória.
  • Prata: I Co 3.12. Representa “resgate” no V.T. Êx 26.19. Podemos entender o empenho por resgatar vidas do pecado, salvação para os que perecem.
  • Pedras Preciosas: Êx 28.17-20. O sumo sacerdote fazia uso de um peitoral com pedras preciosas, também o ***urim e tumim (verdades,perfeições)***

Podemos entender que as pedras preciosas, estão relacionadas a “direção do Espírito Santo” e a “Doutrina Bíblica” I Tm 4.16. ou seja, obras feitas em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Jo 15.4-16.

Reprovados:

  • Madeira: Representa um material de pouca duração, em relação ao ouro a prata e pedras preciosas e ao valor delas. Mt 3.10. A madeira é uma figura daquilo que é feito com interesses humanos, de  natureza humana, que glorifica a si mesmo. Lc 6.34-36.
  • Feno: I Co 3.12 O feno é erva seca, comida de animais. Dn 4.23. Representa o resultado do trabalho na carne, com mundanismo e vaidade humana. I Co 2.14, 3:1.
  • Palha: I Co 3.12. A palha, é sem valor, casca vazia do grão, Sl 1.4. A palha representa a falta de estabilidade espiritual. I Rs 18.20.

Diz o texto sagrado que o nosso feito para Deus, um dia perante o tribunal de Cristo, será provado pelo fogo da Santidade de Deus e dependendo do material que usamos ao longo de nossa trajetória aqui no mundo, se queimará ou manifesta será.

Coroas:

1 – coroa da vida. Tg 1.12, Ap 2.10; Para aqueles que  passam por tribulações e provas, e mesmo assim, amam ao Senhor

2 – coroa da justiça. II Tm 4.8; Guardam a fé e amam a vinda do Sr. Jesus.

3 – coroa da glória. I Pe 5.3-4; Aos lideres que no pastoreio do rebanho, o fazem expontaneamente, com dedicação sacrifícial, humildade e dedicação.

4 – coroa incorruptível. I Co 9.25. Para aqueles que vencerem na carreira cristã, que conseguirem andar no Espírito, dominando a carne e de acordo com a Palavra de Deus.

5 – coroa de exultação,  Fip 4: 1-3 Reservada para os ganhadores de almas e que edificaram em Cristo Jesus.

Essas coroas, também chamado, galardões ou recompensas, podem até ser mais do que as que aqui foram relatadas, e estão reservadas para aqueles cujas obras, diante do tribunal de Cristo, resistirão ao fogo da santidade de Deus e servirão; não para adornar nossas cabeças, mas para depositá-las aos pés de Cristo.

O TRONO BRANCO/ O JUÍZO FINAL

 A Bíblia fala deste terrível e tremendo dia, o dia do juízo final, ou trono branco. Este juízo do trono branco foi avistado por João na Ilha de Patmos. Ap 20.11-15. Este trono branco é a grande representação do poder infinito de Deus, é a representação temível da justiça implacável de Deus revelada á humanidade que em vida rejeitaram a salvação e o perdão de Deus, e não haverá lugar ali para os que em vida creram em Jesus. Até mesmo aqueles cujas obras se queimaram perante o tribunal de Cristo, não terão lugar diante do trono branco, porque “..,serão salvos todavia como que através do fogo”.

Como se dará:

  • Este julgamento já foi determinado pelo Senhor. At 17.31; ”Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo…”
  • Jesus Cristo será o grande juiz. At 17.31; “…por meio de um varão que destinou e acreditou diante todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.
  • Será individual. Ap 20.13;”…e foram julgados um por um…”
  • Será para os ímpios e pecadores. Ap 20:15; “ e os que não forem achados inscritos no livro da vida…”

Os livros que estarão no julgamento:

1 – Bíblia. Jo 12.47-48;

2 – Das Obras. Ap 20.12, Dn 7.10. Estes textos nos dão a entender que cada ser humano tem o seu livro de obras, cada um será julgado segundo as suas obras, neste caso, más obras.

3 – Da Vida. Ap 20.12,15. Pelo rol do livro da vida, não constarão neste livro, por isso Jesus disse aos seus discípulos que se alegrassem por terem os nomes deles escritos no livro da vida. Lc 20.10.

Neste grande e temível dia, não haverá salvação, mas sim condenação, e o resultado desta condenação será justamente o lançamento destes réus no lago de fogo e enxofre descrito em Ap 20.15. Estejamos pois preparados podendo dizer “Maranata, ora vem Senhor Jesus”.

 

Colaboração: Roney Miguel

 

5 respostas
    • Remanescente
      Remanescente says:

      Os que têm as obras aprovadas participarão da esfera gloriosa do Reino , os que não foram aprovados pelas obras estarão na esfera nao gloriosa do Reino : ali haverá choro e ranger de dentes. O Reino se refere aos mil anos onde o Senhor Jesus reinará na terra com os que venceram (de acordo com as cartas do apocalipse e as parábolas). Depois do tribunal de Cristo vira o Reino Milenar , satanás ficará preso por mil anos , depois satanás ainda eh solto e engana algumas nações e depois vem o grande trono Branco.

      Responder
    • RONEI CARVALHO
      RONEI CARVALHO says:

      Aqueles salvos que comparecerem perante o tribunal de Cristo, cujas obras forem reprovadas, serão salvos todavia como que através do fogo, chegando a presença de Deus de mãos vazias, sem nenhuma coroa para depositar aos pés de Cristo.

      Responder
  1. monica vieira dos anjos
    monica vieira dos anjos says:

    muito legal aprender mais sobre o nosso DEUS nosso intedimento se abre ,nossa visao e aquilo ja nao se torna mais confuso ,DEUS abençoe vc por este ensinamento lindo e maravilhoso ,que nos ajudar a conhecer a verdade,que DEUS TE USE MAIS E MAIS PARA ABRIR O INTEDIMENTO DE MUITOS POIS SO CONHECENDO A VERDADE ,IREMOS NOS APROXIMAR MAIS DE DEUS.

    Responder
    • Flávio V.S
      Flávio V.S says:

      Vale lembrar que ninguém (ímpios, ou seja todos que rejeitaram à CRISTO)conseguirá escapar do grande trono branco. Dia terrível, onde muitos receberam a sentença do justo JUIZ.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =