Pode o cristão fazer tatuagens ou colocar piercings em seu corpo?

2 Coríntios 5.17  – Gálatas 2.20

1 Coríntios 10: 23 a 33 – I Corintios 3:16-17

Conhecida como “Body Modification“, a prática de fazer modificações no corpo tem atraído a muitos, principalmente jovens e adolescentes.

Um pouco menos radical e bem mais comum entre a galera, está o uso de piercings e tattoos.

ORIGEM

De acordo com estudos feito por antropólogos usar a pele para tatuar imagens e introduzir adornos é um costume que vem de civilizações muito antigas. Achados arqueológicos (alguns com mais de 4 mil anos) comprovam seu uso em várias culturas primitivas, como Egito, Índia, Nepal, Malásia, Tailândia, Maia, Asteca, Nova Zelândia, etc…

A popularização de tais práticas nos grandes centros urbanos advém dos anos 70, com os punks e hippes na Inglaterra e o movimento gay nos EUA (porque os gays usavam brincos?). A moda chegou ao Brasil com força total na década de 80, primeiramente entre as “tribos” do underground e culturas alternativas, se disseminando entre artistas e roqueiros, espalhando-se depois entre as mais diversas camadas sociais tornando-se um símbolo pop.

SIGNIFICADOS DIVERSOS

A origem dos piercings e tatuagens está ligada a costumes de muitas civilizações antigas, e possuem vários significados de acordo com cada época e cultura.

No Egito, piercings no umbigo eram identificadores de realeza e beleza. Uma forma de cultuar o corpo e a sensualidade.

Os Maias usavam tatuagens e piercings por motivos religiosos, estéticos e também para inibir os inimigos.

No oriente (China, Japão), a tatuagem era uma espécie de homenagem a uma determinada divindade.

No Império Romano, os escravos eram tatuados como sinal de senhorio. Entre os hebreus perfurar a orelha simbolizava um pacto de escravidão (Ex 21.6).

Em várias culturas antigas, a tatuagem era feita por feiticeiros, como parte de rituais de passagem ou de cultos pagãos, crendo que o sangue que saía das feridas levava consigo os espíritos malignos.

Na Europa do séc. XVII, a tatuagem passou a ser usada pelos marujos como um talismã, distinguindo-os dos demais.

No Holocausto, nazistas, tatuavam os prisioneiros judeus para ofenderem sua fé e dignidade.

Em algumas regiões da Europa e também nas Américas, era comum as prostitutas levarem uma marca de seus cafetões, como um atestado de propriedade.

Os membros da máfia japonesa Yakuza, tatuavam grande parte do corpo como prova de coragem e de fidelidade à gangue.

Nas últimas décadas popularizou-se o uso de tatuagens por presidiários, que tatuam o corpo com marcas que revelam sua personalidade, exibem o delito que cometeu, diferenciam a facção à qual pertencem ou ainda servem como uma espécie de código, com alguma mensagem oculta.

Tatuagens e Piercings são frequentemente relacionados à atitude de agressividade e rebeldia, com uma conotação de rompimento com os pais, o núcleo familiar e a sociedade vigente. Uma maneira de externar descontentamento e o desejo de uma vida alternativa, marginal, contrária à ordem estabelecida. Inclusive alguns setores profissionais simplesmente não contratam funcionários que tenham qualquer tipo de modificação em seu corpo, alegando que alguns adereços transgridem a visão de seriedade que a empresa ou instituição deseja transmitir.

A classe médica também tem suas restrições. Inúmeros estudos e pesquisas têm apontado os riscos de tais práticas que, mesmo seguindo todas as prescrições de higiene e realizadas por profissionais devidamente habilitados, podem acarretar infecções das mais severas, abscessos, alergias, quelóides e até hemorragias.

1. O que a Bíblia diz sobre Tatuagem?

O único texto que fala a respeito de tatuagem na Bíblia encontra-se em Levítico 19:28: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.” (Edição Almeida Revista e Corrigida).

28 “Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor”. Edição ave Maria.

Este texto faz parte de um conjunto de leis dadas por Deus ao povo de Israel. O contesto desse texto é o mesmo de outros mandamentos tais como a proibição de tocar em algum animal morto (Lv 5:2), de comer carne de porco (Dt 14:8) ou de se sentar na mesma cadeira onde antes se assentara uma mulher que estava “menstruada” (Lv 15:20). Tais práticas são inocentes em si mesmas. Elas foram consideradas erradas no antigo Israel por causa de sua associação com práticas pagãs.

Agora quais leis expressam o caráter e a santidade de Cristo? Quais podem ser identificadas como fruto produzido pelo Espírito Santo na vida de um indivíduo?

Podemos encontrar a resposta verificando quais delas se repetem em outros textos das Escrituras e do Novo Testamento. Com esta regra simples e básica de hermenêutica aplicada às  leis citadas acima, não é difícil concluir que:

a) mesmo desfrutando da Graça de Deus e tendo sido libertos da escravidão da Lei, espera-se que aquele que foi justificado por Cristo não furte mais, não busque vingança e honre os pais e também os anciãos;

b) por outro lado, não há em nenhum outro lugar da Bíblia, além da Lei Mosaica, algo que indique ser pecado  o ato de “fazer marcas no corpo”.

É verdade porém, que existem várias citações bíblicas que condenam quaisquer rituais em favor dos mortos. Não encontramos na Bíblia  condenação ao ato puro e simples de fazer marcas no corpo,

MAS a Bíblia, a Palavra de Deus é explicitamente contra fazer QUALQUER COISA, sejam elas o que for (Tatuagens, pircings, brincos, fumar, beber, dançar, jogar, malhar. Ouvir músicas, etc) se as mesmas tiverem qualquer tipo de relação com:

Homenagem a mortos, Hedonismo, idolatria etc..

O hedonismo (do grego hedonê, “prazer”, “vontade”) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. Surgiu na Grécia, e importantes representantes foram Aristipo de Cirene e Epicuro.

O significado do termo em linguagem comum, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres momentâneos. Com esse sentido, “hedonismo” é usado para designar o culto ao corpo, à beleza, à personalidade etc.

2. O que a Bíblia diz sobre Piercing, brincos e ou arrecadas (alargadores)?

Encontramos na Palavra de Deus alguns textos que fazem referência a isso. Gênesis 35:4 e Êxodo 32:2-3 descrevem homens e mulheres que usavam brincos nas orelhas como um tipo de adorno. Em Ezequiel 16:12 o brinco feminino aparece como uma jóia presenteada pelo próprio Deus. Tal adereço aparece também em outros textos, e em nenhum deles é tido como algo que o Senhor não aprova.

O texto usado como base para condenar o uso de brincos (para os homens) e piercings em geral, encontra-se em Êxodo 21:1-6: “Então seu SENHOR o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre” (Ex 21:6).

Aqui lemos que a prática de perfurar a orelha entre os judeus era símbolo de uma aliança de escravidão voluntária. Todas as pessoas que vissem um homem com orelha furada saberiam que ele escolheu, de livre e espontânea vontade, ser escravo de alguém. Note que não é uma referência ao uso de brincos, mas sim ao ato de furar a orelha.

Tal costume também fazia parte do conjunto de Leis dado ao povo de Israel, e não encontramos nenhuma recomendação ou proibição a esta prática nos Livros Proféticos ou no Novo Testamento, concluindo ser, portanto, algo específico para aquele povo e para aquela época.

Sendo assim, se alguém está convencido de que brincos, piercings e tatuagens eram uma questão moral para o povo de Israel, então tal pessoa deve se abster delas. A Bíblia não declara que existia falhas morais envolvidas no uso de um piercing ou uma tatuagem.

ENTÃO É PECADO OU NÃO USAR TATUAGENS OU PIRCINGS?

O texto de 1 Coríntios 6:12 alerta: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. Nem tudo é conveniente para o cristão, mesmo não sendo pecado. Há que se usar o bom senso em cada situação.

O jovem cristão que pensa em praticar algo ou se utilizar de algum tipo de adorno que transforme permanentemente – ou não – o seu corpo, precisa antes ponderar séria e demoradamente sobre algumas questões:

1. Por que quero fazer isso no meu corpo?  (LER) “…quer vocês comam, bebam, ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para glória de Deus.” (I Co 10:31)

2. Isto prejudicará outras pessoas? (LER) “…façamos o bom propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.” Rm 14:13

2.1- Visa o Bem estar de nossos semelhantes?  –(LER)  “Não vos torneis causa de tropeço, nem para Judeus, nem para gentios, nem tão pouco, para a igreja de Deus”.

Aqui Paulo divide a humanidade em três classes de pessoas:

> Judeus – Evidentemente a nação de Israel

> Gentios – São todos os não judeus ainda não convertidos a Cristo

> Igreja de Deus – Todos os convertidos a Cristo, sejam eles judeus ou gentios.

A advertência aqui é que não usemos nossos direitos que são legítimos, de modo que sejamos causa de tropeço para outros.

3. Esta decisão viola de alguma maneira a autoridade dos meus pais, dos meus líderes espirituais ou governo? (LER) “Aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu” (Rm 13.2)

4. Vai causar algum tipo de mal ao meu corpo? (LER)  “O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo.” (Pv 11:27)

5. Vai deformar de alguma forma a minha dignidade humana? (LER) “Vivam de maneira digna da vocação que receberam.” Ef 4:1

6. Apresenta alguma aparência do mal?  (LER) “Fujam da aparência do mal.” (I Ts 5:22)

7. A natureza do que pretendo fazer é para satisfazer desejos carnais ou é para satisfação espiritual?  (LER) “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus” (Cl 3.17)

8. Trará edificação ou a glória de Deus? (LER) “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” (1 Co 6.20)

9. Posso testemunhar da minha fé enquanto faço isso? (LER)  “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.” (1 Pe 3.15)

10. Minha consciência terá paz se eu fizer assim? (LER) “Combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência…” (I Tm 1:18-19)

* Uma resposta honesta a cada uma dessas perguntas é o que deverá definir sua escolha. São questões pessoais e diretamente ligadas à consciência, personalidade,  e principalmente ao seu caráter de cristão.

Como agir diante de situações como essas relatadas?

I Coríntios 10:23

         LÍCITO         CONVÉM         EDIFICA
Legal, Que tem amparo na lei Que é conveniente ou que é apropriado,  ou prudente Edificante, que produz edificação ou crescimento espiritual.

Roney Miguel Brasília DF.

 

 

38 respostas
  1. Mariana Neiri de Moura
    Mariana Neiri de Moura says:

    Boa tarde, eu gostaria de saber a autoria deste texto e suas devidas referencias bibiografcas, pois eu encontrei o mesmo texto em outra pagina com um autor totalmente diferente.

    Responder
    • Roney
      Roney says:

      Olá boa tarde!
      Pode me indicar qual página se encontra esse artigo exatamente igual e com nome de outro autor?
      Pretendo ver pois depois de várias pesquisas em outros sites e livros montamos esse material, para participar de um debate entre jovens cristãos.

      Responder
      • Roney
        Roney says:

        Olá Mariana, essa mocinha fez o tal Ctrl C Ctrl V e algumas alterações tendenciosas.
        Se você comparar os textos verá que parte foi suprimida de acordo com a conveniência dela.
        Depois de exaustivas pesquisas em diversos livros internet e a bíblia nossa regra de fé e prática montamos esse material afim de participar de um debate sobre o tema em uma igreja aqui.
        Você encontra no blogger “missionários do cerrado” vai encontrar todos os artigos por nós escrito.
        No mais um abraço fraterno.
        Att

        Responder
  2. Liliane Barboza
    Liliane Barboza says:

    Muito bom texto. Esclarecedor e ainda nao se coloca como “juiz” de tal prática; apenas orienta sobre o assunto.
    Respondendo a todas as perguntas da matéria nao vejo ou sinto que piercing e tatuagem sejam um “problema” perante Deus. Desde que avaliado tudo o que foi dito na matéria. O que importa é o coracao

    Responder
  3. Fabio
    Fabio says:

    Concordo com este artigo principalmente buscando versículos bíblicos.
    Mais ainda acho que o mais importante é o amor, caridade e sentimento de perdão que realmente mostra quem samos
    Abraços

    Responder
  4. Humberto de Aguiar
    Humberto de Aguiar says:

    O que vemos hoje sao muitos juizes,sabem julgar tudo e todos como se fossem Deuses. Um pequeno detalhe vaidade uma simples palavra que as pessoas julgam pecado no proximo brinco tatuagem roupa, meus queridos,se achar que e melhor que os outros pq nao tem nada disso nao os torna mais santos e na verdade isso e vaidade caracteriza pecado. Se Deus nao teve preconceito com nenhum de nos como nos meros seres humanos dotados de imperfeicoes visiveis e nao visiveis, quem somos pra julgar e bater um martelo. O que falta e amor. So sabem apontar o dedo achando que e melhor um que o outro qd na verdade ao apontar esta fazendo pior que o apontado. Se vc nao quer ser apontado nao aponte. Deixa que pra julgar tem um Deus todo poderoso e ele nao precisa de juizes na terra pra essa causa. Se es perfeito ore pelo seu irmao que acha nao ser, nao fofoque nao aponte pq esta cometendo um pecado pior do que vc julga. Se vc esta em santidade e es tao santo o que vc deve fazer e amar o seu irmao que esta em pecado e nao te faz mal agum a nao ser cocar os olhos pra falar. Essa obra e de fe e fe nao e agir na forca nem querer ganhar no grito. O que nao e de Deus Deus limpa. Fica na paz irmao santo. Pq se vc vai pro ceu amem. Nao e na sua opinoiao que vai levar o seu colega irmao pro ceu nem condenalo. Pq aquele que julga com espada com espada sera julgado. Ninguem e certo de nada. O unico caminho e jesus e nao se viu ele apedrejar ninguem, nao se viu ele acusar ninguem. E sempre ele teve uma palavra a consolar e de amor. Quer ser santo ama teu proximo respeita a individualidade ser diferente na verdade e amar nao apontar nao acusar. Pra isso tera o juizo final e todos estaremos la. E falaremos nossa mas ele nao isso nao e possive tanto pro ceu como pro inferno. Deus olha o coracao e a sinceridade. Nos olhamos o exterior e a falsidade e somos enganados o tempo todo. Sejamos mais espirituais e menos carnais.

    Responder
  5. Anderson Miguel
    Anderson Miguel says:

    Concordo plenamente com a matéria.Vou apenas acrescentar. No atual contexto de nossa sociedade, em que a tatuagem, na maioria das vezes, é usada como forma de estética, em regra, a motivação da Lei não se aplica. Não obstante, podemos concluir que DEUS faz tudo com propósito. Ele escreveu a Lei com o propósito de ser glorificado, e, para isso era preciso imprimir nas atitudes do seu povo a motivação para tal. A Lei era um parâmetro daquilo que DEUS se agradava e não. O mistério, hoje revelado, nos mostra que DEUS não se atem ao exterior, DEUS julga o interior. Por isso como a Lei era o fato motivacional para se glorificar a DEUS, hoje, sobre o povo de DEUS, deve ser o ESPIRITO SANTO DE DEUS. Ele nos conduz na verdade. Ele nos confronta em nossas decisões nos dando o convencimento do pecado, da justiça e do juízo. O ESPÍRITO SANTO é nosso melhor amigo. Ele é DEUS conosco, na atual situação que vivemos. Portanto se de alguma maneira a decisão de se tatuar gera confusão, conflito, tira a paz, ou traz tristeza, pode ter certeza que DEUS não está neste negócio. O ESPÍRITO testifica. Não vai valer a pena. Você está sendo orientado por DEUS a fazer aquilo que o agrada. Da mesma forma que o ESPÍRITO SANTO nos leva a fazer coisas que nos desafiam, como por exemplo, testemunhar da fé em momentos de adversidade que nos trarão tristeza por causa da perseguição, mas que glorificará a DEUS, ele também nos leva a nos abster das nossas vontades, gerando tristeza, porque a luta é constante, o ESPÍRITO milita contra a carne. Deus julgará as intenções do interior do seu coração. A intenção do crente em tudo deve ser glorificar a DEUS. O inferno está cheio de pessoas que tiveram boas intenções, mas que nenhuma glorificava a DEUS, ainda que declararam ser. Deixe o ESPÍRITO SANTO DE DEUS te guiar sobre todas as suas decisões e no tocante de tudo o que você já conhece de DEUS em sua PALAVRA. Que CRISTO JESUS te abençoe em todos os seus caminhos!

    Responder
  6. Pedro Neto
    Pedro Neto says:

    Queridos a Paz do Senhor Jesus, sou Missionário e prego o Evangelho de Jesus Cristo, esta é uma discussão que vamos longe pois sempre haverá questionamentos, porém temos que nos apegar a BÍBLIA e se apegar a ela não é retirar um versículo e interpretá-lo fora de seu contexto, o grande erro hoje são de pessoas que não conseguem colocar o Antigo Testamento ou Velha aliança dentro do Novo Testamento, se apeguem ao que Paulo nos diz em (1Coríntios 6:12) e lembrem-se, Jesus Cristo é nosso mestre, salvador, o que morreu mas ressuscitou e vive e por isso somos mais que vencedores (Romanos 8:35-37), Ser Cristão é seguir a Jesus Cristo e seguir Jesus Cristo é fazer o que ele faria se estivesse em nosso lugar, agora pergunto à vocês, em nossos passos o que faria Jesus? faria tatuagem ou colocaria piercing? É questão de viver o Evangelho, viver com jesus e não tentar usar a BÍBLIA para justificar suas vontade seja ela qual for.
    A paz a todos, Deus abençoe

    Responder
  7. guxta
    guxta says:

    Oi, meu nome é Gustavo tenho 23 anos sou gay, tenho tatuagem no peito, um crânio com uma espada atravessando, alguns ramos e quatro cartas de baralho, parece até q faço parte de uma gangue, nessa pequena leitura oq vcs podem definir de mim?
    A própria tatuagem foi eu a quem criou e o significado dela é continue lutando pelos seus ideais mesmo após morrer, os ramos indicam meu crescimento racional no mundo, as cartas de baralho juntas dão a data de começo de namoro com meu namorado, que estamos 3 anos juntos… Minha segunda tatuagem é a do pescoço, uma asa do lado direito q representa a minha meia liberdade…uma vez fui a uma entrevista de emprego e o gerente me pergunto… ” e como vamos fazer com essa asa?”
    Eu virei e disse… ” as marcas do meu corpo não definem minha personalidade ou Meu desempenho de trabalho”
    Fui contratado para a minha alegria e agradeci a Deus q me ensinou um dia…
    ” mente aberta ama a alma, mente fechada ama o corpo”
    Mil vezes um coração muito forte pode bater dentro do mais feio animal, pessoa ,médico, professor, mendigo, gay, criança, idosos etc… E nenhum de vcs cegos enxergaram oque realmente não sabem oq é e como fazer o amor no mundo, pois só um homem fez e só o pai pode dizer oq é certo no final, já q a bíblia foi modificada 3 vezes 🙂

    Responder
  8. nemiasemidio
    nemiasemidio says:

    É ridículo moldar aos desejos do mundo. Não está escrito na bíblia que é proibido tomar veneno, então posso tomar?
    O povo precisa tomar vergonha na cara,e para de ir maria vai com as outras!
    Se DEUS FALOU NÃO MARCARAS O CORPO, ELE FALOU PRA TODOS!
    Levítico 19:28: “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.” (Edição Almeida Revista e Corrigida).
    A VERDADE É QUE OS PROFETAS DE HOJE FALAM O QUE O POVO QUER OUVIR, E NÃO O QUE DEUS QUER QUE ELE FALE! Como Deus iria falar não pode com uma pessoa,e falar pode com outra. As únicas marcas que você verá no corpo de Jesus é as marcas que os homens fizeram por crueldade. O povo quer pecado e acha os bajuladores, profetas de baal para ajudar.
    Que nojo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  9. Misael Nunes
    Misael Nunes says:

    Acho assim que o mundo já esta no maligno….muitas pessoas perderam a visão do céu….anda como o mundo e vestir como o mundo….diz a palavra que nós somos luz e sal desta terra..termos que se diferente separado tudo que há neste mundo cheio de pecado..a maioria das coisas ficou banalizado pelo pecado…termos que vigia e viver a palavra de Deus.

    Responder
    • Sebastiao Junior
      Sebastiao Junior says:

      Estou com esta palavra tbm, estao proucurando meios para atrair o povo, e,deixando o mundo entrar nas igrejas…somos templos do Espirito Santo…muitos Teologos estao distorcendo a palavra de Deus…nos Os Cristaoz estamos sem credito algum…

      Responder
  10. HERBERT ROCHA
    HERBERT ROCHA says:

    COISAS COMO TATUAGENS E PIERCINGS NÃO PODE.
    LEIAM ESTE VERSÍCULO:

    Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que … de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai.

    FILIPENSES 4:8

    SEGUNDO ESTA REFERENCIA O INTERESSANTE ALI É A EXPRESSÃO ” BOA FAMA “.
    E ISTO TEM MÁ FAMA E TUDO MAIS AO CONTRÁRIO.
    É COMO EU SEMPRE DIGO.
    A BÍBLIA TEM TODAS AS RESPOSTAS.
    BASTA APENAS TER DISCERNIMENTO DE DEUS PARA ENTENDÊ-LAS.
    JULGUEM POR VCS MESMOS.
    SE ALGUM DE VCS TIVESSE UMA EMPRESA E NA SELEÇÃO DOIS CANDIDATOS ESTÃO COM AS MESMAS QUALIFICAÇÕES E NÃO HAVERIA MAIS O QUE TESTAR SOBRE ELES.
    E UM TEM TATUAGEM OU PIERCING. E O OUTRO NÃO TEM NADA DISSO.
    QUAL DOS DOIS VCS CONTRATARIAM?

    Responder
    • djalma
      djalma says:

      oque uma tatuagem ou piercing pode relacionar numa escolha doque é melhor pra uma
      empresa?o desvio de carater seria absurdo ao escolher um candidato pelo simples fato de ele ter algo DIFERENTE em sí.

      Responder
  11. Gilberto Prado
    Gilberto Prado says:

    Iniciei uma pesquisa sobre o tema,incluindo agora, alargadores de orelha; encontrei seu estudo e além de interessante, um dos mais abrangentes e profundo à luz da palavra, levando à reflexão pessoal com Deus! Vou tomar a liberdade e usá-lo como subsídio em minhas pesquisas! Obrigado e que o Senhor continue a iluminar seu ministério.

    Responder
  12. Jorge Luis silva
    Jorge Luis silva says:

    Estamos estudando o assunto pois temos Pais , pessoas jovens e adolescentes com duvidas e ja queredo fazer uso de pircing e tatuagem no corpo . Este artigo realmente me ajudara junto a outros presbiteros a trabalhar este tema que tem gerado muitas duvidas no meio dos jovens e adolescentes da igreja . Parabens muito bom !!!!!!!!!

    Responder
  13. Celso Ricardo
    Celso Ricardo says:

    Parabéns pelo texto escrito, pois, encontrei muita base bíblica nele. Seria bom que todos aqueles que condenam as pessoas por causa de tais práticas lessem o material porque encontro muito “achismo” e poucas referências bíblicas do assunto. Só podemos chamar de pecado aquilo que Deus chama de pecado. Deus abençoe.

    Responder
  14. milton luiz heleno
    milton luiz heleno says:

    Paz do senhor sou pastor de uma igreja da Assembléia de Deus, e alguns dias deste estava meditando na palavra de Deus veio este assunto dentro mim e então conclanei a igreja para um estudo sobre este assunto.Que Deus continui lhe abençoando.

    Responder
  15. Diego Saad
    Diego Saad says:

    A paz do Senhor Jesus a todos. Li o artigo e achei interessante todas as colocaçoes e citaçoes feitas! Sou cristao a 11 anos e tenho 2 tatuagens, uma feita antes e outra depois da conversao. Nao fiz qualquer uma delas com intuito de adoraçao ou simbologia. Dois anos atras estava decidido a realizar outra tatuagem, que cobriria toda a area das costas. Lembro-me de estar no culto da igreja em que congrego, e que por um instante pensei que na proxima semana faria a tatuagem (e logo continuei a prestar atençao na pregacao), onde dois minutos apos ter tido este pensamento, a pastora que estava pregando interrompeu a pregacao e disse: “irmaos, Deus me revela neste momento que alguem aqui dentro esta desejoso de fazer uma tatuagem, e ele ordena que voce nao faça, que nao perca sua salvaçao por pouco”! Isso aconteceu tinha quase 300 pessoas na igreja. Logo tomei pra mim a revelaçao, glorifiquei o Santo Nome do Senhor por isso (que considero um alerta a mim pelo amor que o Senhor tem pela minha vida) e continuo glorificando ate hoje, decidido a nao mais tatuar meu corpo. Entendo este assunto como algo particular de cada um com o Senhor, da mesma forma que algumas mulheres sentem de usarem somente os cabelos compridos, saia mais comprida e outros…penso que esta decidao é relacionada ao particular e intimo de cada um com Deus. Nao poderei eu afirmar ser correto ou nao tatuar, usar piercing e outros, mas quero sugerir que, assim como em toda situaçao, que voce que gostaria de tatuar seu corpo ore a Deus ate saber qual a vontade dele pra sua vida, pedindo sabedoria para tomar a melhor decisao, e que esta sirva para honra e gloria do nome do Senhor! Creio que Deus abrira seu entendimento espiritual para que entenda a agradavel e perfeita vontade dele! A Deus toda honra, toda a gloria e majestade…Santo e perfeito Senhor!!! Que Deus abençoe a todos…

    Responder
    • maria
      maria says:

      Não é preciso ser muito inteligente quem tem realmente um pacto com Deus sabe perfeitamente que é errado!!…porque quando tu fazes uma tatuagem há derrame de sangue e isso simboliza consagração a Deuses estranhos!!..e Deus disse quando entrares naquela terra não farás as mesmas praticas que eles!!..e tu é que tens que influenciar o mundo e não mundo a ti!
      O diabo não dorme e não brinca e não para de arranjar artimanhas para te enganar!!

      Responder
      • Michelle
        Michelle says:

        claro que não. Não somos ninguém para dizer que pode fazer isso ou não pode fazer aquilo…iria parecer que somos Deus né? falando que aquilo é errado, aquilo é certo. Todos os textos foram bem colocados, e não é em todos as situações que tatuagens são pactos… o velho testamento é totalmente obsoleto para os tempos de hoje, serve somente como história. Somente vi religiosidade em seu comentário.. Colocar piercing e fazer tattoo vai de cada pessoa e cada cabeça e o porquê de se estar fazendo aquilo,simples.

        Responder
        • Fabio Braz
          Fabio Braz says:

          MICHELE VC PRECISA LER E ENTENDER MAIS A BÍBLIA. NADA A VER O QUE VC FALOU. QUE DEUS TE DÊ SABEDORIA E COLOQUE NO TEU CORAÇÃO O DESEJO DE LER E MEDITAR NA PALAVRA DE DEUS. QUEM SOMOS NÓS PARA ACHARMOS ALGUMA COISA. COMO ESTÁ ESCRITO EM GÊNESIS DEPOIS DO PECADO DE ADÃO E EVA QUANDO DEUS DISSE QUE POR CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA DE ADÃO E EVA PECANDO CONTRA DEUS COMENDO DO FRUTO PROIBIDO AÍ DEUS DIZ PARA ADÃO POR QUE DESOBEDECESTES AS MINHAS PALAVRAS VIESTES DO PÓ E AO PÓ RETORNARÁS!!!!!!!! DEUS É SOBERANO E ESTÁ ACIMA DE TUDO E DE TODOS. ATÉ O FÔLEGO DE VIDA QUEM NOS DÁ É ELE. POR ISSO PRECISAMOS PENSAR ANTES DE FALAR, OK??? ABRAÇOS FICA COM DEUS

          Responder
          • Cristovão Afonso Muenda Handa
            Cristovão Afonso Muenda Handa says:

            Sou pastor recente, antes de me converter tinha feito tatuagem esfregar com palito de fosforo nem se quer saiu tatuagem de novo fiz com um liquido e escapei ser defetuoso o meu braço não deixou macha dai até hoje considero-me que Eu era já escolhido por Deus e dei conta que fazer tatuagem é pacto satânico. por isso aquelas pessoas que fazem operação plástica fazem pacto com satanás

        • JJ
          JJ says:

          Você esta equivocada mana, quem tem que mastigar a bíblia e ler, entender e ter sabedoria de Deus e se converter é você! Se você não tem visão de Deus, então esta cega, tem olhos e não quer enxergar. No inferno esta cheio de pessoas que concondaram com o nada a ver. Não queira ser uma delas e perder a sua salvação. Siga à Jesus e largue o pecado e a ignorância.

          Responder
      • Josias
        Josias says:

        Eu entendo o lado conservador, tenho 23 anos sou um jovem q nasceu na igreja aprendendo a bíblia pouco a pouco, e vivi muito tempo me conservando em ensinamentos um poco mais restritos… mais infelizmente vejo pessoas sendo julgadas!!!sendo humilhadas e desprezadas, por usarem brincos, tatuagem, ( ABSURDO!!!) A ULTIMA DAS ULTIMAS COISA Q DEUS SI QUER PENSA EM MUDAR EM NÒS È A NOSSA APARÊNCIA!!!eu Decidi fazer para obra, e amor ao perfeito evangelho de Jesus colocar alargadores para Pregar a Graça dele a essas pessoas.e sabe o q mudou em meu relacionamento c Deus? Nada! .. a Salvação não esta comprometida por isso…e vamo p bíblia:
        1 Pedro 4;10
        Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons dispenseiros da MULTIFORME graça de Deus.

        ou seja. ñ é apenas de UMA, mais de variaz formas q o evangelho puro o amor de Jesus e sua Graça é pregado entendam isso.
        Mas d Verdade na sinceridade! eu axo lindo a pessoa ser conservada para Deus! e ñ só para o homem.
        Seja conservado ou pouco conservado,,, ñ temos autoridade nenhuma de julgar as pessoas pelo q vemos, ainda q vc julgue a si mesmo.. a Bíblia diz q Deus é maior q nossos corações.adorei compartilhar essa experiencia c Deus q estou tendo. com os irmãos. amo a todos… ñ quero ser exemplo de nada, o exemplo é Jesus.. olhe p ele..e viva toda uma vida com a certeza da salvação em todo seu ser. Deus é o justo juiz.

        Responder
      • Filipe
        Filipe says:

        Maria,

        Vamos as sentenças:

        1 – ”Não é preciso ser muito inteligente quem tem realmente um pacto com Deus sabe perfeitamente que é errado.”

        É preciso ser inteligente SIM, a Bíblia fala que ”o povo perece por falta de conhecimento”Oséias 4:6. Então se você não considera esse fator importante, passa a considerar agora, pois você perecerá ‘linda e loira’ se não tiver isso.

        1.2 – Se você observar no Novo Testamento, os discípulos andaram 3 anos com Jesus, conhecendo-o, participando dos milagres, vivendo e compactuando com Ele e mesmo assim, ERRARAM feio lá na frente. Como se explica erros como estes vivendo ao lado fisicamente de Cristo??? Será mesmo que as pessoas sabem o que é perfeitamente errado?

        2 – ”…porque quando tu fazes uma tatuagem há derrame de sangue e isso simboliza consagração a Deuses estranhos.”

        Onde você viu em sua simples existência que derramamento de sangue é um ato pagão? Quer dizer então que se eu sangrar meu nariz por qualquer motivo estarei pecando contra Deus por causa disso? Porque quando você fala ”há derramamento de sangue” sem analisar o contexto e muito menos sem saber a motivação exata que a pessoa está fazendo isso, automaticamente você está julgando errado.

        3 – ”…e Deus disse quando entrares naquela terra não farás as mesmas praticas que eles.”

        Você sabe do que você está escrevendo? É sobre tatuagens ou marcas e perfurações que esse versículo está se referindo?
        Acho que quando você abrir a sua Bíblia e aprender a lê-la e interpretar de forma certa, encontrará em Deuteronômio 18.9-11: “Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos”

        Será que é sobre tatuagens que o versículo está falando??? Ou sobre práticas pagãs no contexto de adivinhações que de fato são condenáveis na visão de Deus?

        Maria, depois de tudo que você escreveu aí, só posso te dizer que por gentileza, comece a entender melhor a Bíblia antes de extrair textos soltos das escrituras como argumento ”tosco e vazio” para confrontar pessoas que possuem motivações e direções diferentes das suas.
        Você foi chamada para evangelizar os que tem tatuagens? Então porque condenar aqueles que Deus levantou para estar no meio desse povo para ganhá-los? Estude mais para não perecer, ok?

        Responder
  16. Alguém anônimo
    Alguém anônimo says:

    Excelente matéria! Sou convertida há muitos anos e sempre desejei fazer uma marca em meu corpo, bem discreta e escondida, que simbolizasse minha relação com Jesus Cristo.
    Pensei e pesquisei durante dois anos antes de decidir e fiz um desenho pequeno que simboliza o fato de eu estar segura no Senhor e, por isto, andarei em paz na Terra.
    Nunca senti condenação por esta tatuagem, mas haviam pessoas que achavam ruim eu tê-la feito.
    Acho que devemos pensar muito antes de tomar tal decisão. Se for para eu fazer alguma outra tatuagem, também será em homenagem ao meu Senhor Jesus Cristo, por isto, ela não precisa ser exposta para todos verem. Acho que tatuar com um “significado” carnal de nada vale, pois tudo neste mundo passa, menos a palavra de Deus.
    Obrigada pela matéria!

    Responder
    • RONEY MIGUEL
      RONEY MIGUEL says:

      Obrigado por ler o artigo! Fui convidado para falar aos jovens de uma igreja aqui no DF sobre o tema e estudando a palavra de Deus, Ele me colocou no coração estas palavras que as transmiti. Achei por bem compartilhar com outros aqui na PLENITUDE.
      A Deus somente, TODA A GLÓRIA.

      Responder
  17. Sergio
    Sergio says:

    Eu estava procurando algo sobre o assunto na net e encontrei essa explicação ,e achei estraordinário,pq se fosse a uns 10 anos atráz eu tenho
    certeza que talvez eu teria muita dificuldade de encontrar algo que fosse realmente bíblico ,mais sim que satisfizesse os interesses denominacionais como se essa ou aquela fosse a serta ,nós sabemos que certo é a posição bíblica e nada mais do que isso ,parabens por esse exclarecimento .

    Responder
    • RONEY MIGUEL
      RONEY MIGUEL says:

      Obrigado por ler o artigo! Fui convidado para falar aos jovens de uma igreja aqui no DF sobre o tema e estudando a palavra de Deus, Ele me colocou no coração estas palavras que as transmiti. Achei por bem compartilhar com outros aqui na PLENITUDE.
      A Deus somente, TODA A GLÓRIA.

      Responder
  18. Wedrey
    Wedrey says:

    Estava lendo este belíssimo artigo aqui no meu serviço, juntamente com meus colegas de trabalho ….. alguns são de denominações …. mas todos conseguimos chegar a conclusão de que realmente não convém…não vale a pena…. não é bom que o cristão faça tatuagem

    Responder
    • RONEY MIGUEL
      RONEY MIGUEL says:

      WESREY!Obrigado por ler o artigo! Na ocasião Fui convidado para falar aos jovens de uma igreja aqui no DF sobre o tema e estudando a palavra de Deus, Ele me colocou no coração estas palavras que as transmiti. Achei por bem compartilhar com outros aqui na PLENITUDE WEB RADIO.
      A Deus somente, TODA A GLÓRIA.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =